Butantan entrega mais 420 mil doses de CoronaVac ao PNI hoje (30)

1 min de leitura
Imagem de: Butantan entrega mais 420 mil doses de CoronaVac ao PNI hoje (30)
Imagem: Governo de São Paulo

O Instituto Butantan entregou, nesta sexta-feira (30), 420 mil doses da vacina CoronaVac contra a covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A nova remessa, acompanhada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reduz a pendência do laboratório paulista com o Ministério da Saúde, causada pela interrupção da produção no início do mês, devido ao atraso na remessa de insumos pela China.

Com o recebimento de 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no último dia 19, o Butantan retomou a produção e, além da remessa de hoje, já prevê que mais 1 milhão de doses sejam enviadas para distribuição no País já na próxima quinta-feira (6). Até agora, já foram disponibilizadas ao PNI mais de 42 milhões de doses das 46 milhões acordadas com o governo paulista para entrega até 30 de abril.

Fonte: Thomas Peter/Reuters/ReproduçãoFonte: Thomas Peter/Reuters/ReproduçãoFonte:  Thomas Peter/Reuters 

Para cumprir integralmente a entrega, ainda restam cerca de 4,8 milhões de doses que deverão ser entregues pelo Butantan nas próximas semanas. Cumprido este contrato, o centro de pesquisas passará a trabalhar na produção das 54 milhões de doses da CoronaVac contratadas pelo governo federal, com previsão de entrega para o final de agosto.

Essa semana também marcou o início da produção de uma vacina própria do Butantan contra o coronavírus, a Butanvac, que aguarda autorização da Anvisa para testes em humanos. O governador Doria assegurou à Agência Brasil que, dependendo da celeridade da agência reguladora, poderão ser fabricadas 150 milhões de doses da vacina nacional até o final do ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.