Butantan começa a produzir 1 milhão de doses da Butanvac

1 min de leitura
Imagem de: Butantan começa a produzir 1 milhão de doses da Butanvac
Imagem: Butantan/Reprodução

O Instituto Butantan anunciou, na tarde desta quarta-feira (28), que deu início à produção da Butanvac, vacina 100% brasileira contra a covid-19. Apesar do anúncio, o imunizante ainda não recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos em humanos.

De acordo com o Butantan, o 1º lote terá 1 milhão de doses que poderão ser produzidas sem qualquer insumo trazido de outros países. A informação foi dada pelo governador de São Paulo, João Doria, e pelo presidente do instituto, Dimas Covas, durante coletiva de imprensa.

Ao todo, na 1ª etapa de produção, deverão ser fabricadas 18 milhões de doses que devem estar prontas para a aplicação na primeira metade do mês de junho.

Apesar do anúncio, no início desta semana a Anvisa enviou para o Butantan uma solicitação de informações e documentos científicos que ainda não foram apresentados em relação à vacina. O instituto tem prazo de 120 dias para apresentar os dados.

De acordo com o órgão responsável pela Vigilância Sanitária do país, o pedido de autorização para os testes em humanos da Butanvac está incompleto e não atende aos requisitos técnicos para autorizar pesquisas clínicas.

O Butantan afirmou, em nota, que "manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.