Em Marte, Ingenuity faz 1º voo de uma aeronave fora da Terra

1 min de leitura
Imagem de: Em Marte, Ingenuity faz 1º voo de uma aeronave fora da Terra
Imagem: NASA

O drone Ingenuity da NASA se tornou hoje (19) a primeira aeronave a fazer um voo controlado e motorizado em outro planeta. A confirmação do feito, ocorrido às 4h50 (horário de Brasília) foi realizada através de um satélite em Marte, que transmitiu os dados da telemetria do helicóptero para a Terra.

O voo do Ingenuity é uma grande conquista para a engenharia espacial, principalmente porque a atmosfera no planeta Marte é tão fina, que conseguir desenvolver uma nave movida a rotor, a 290 milhões de quilômetros de distância, e levá-la ao destino em condições de uso e sustentação, foi um desafio gigantesco.

Para decolar nessa atmosfera 100 vezes mais fina do que a da Terra, o Ingenuity, que pesa menos de dois quilos, precisou girar suas quatro lâminas de fibra de carbono a 2,5 mil rotação por minuto (rpm), uma aceleração intensamente mais veloz do que as 500 rpm que caracterizam os drones terrestres.

Esse primeiro voo do Ingenuity foi operado remotamente da Terra, com tripulações controlando e enviando comandos nos momentos mais apropriados para marcar quando o pequeno helicóptero deveria começar e terminar sua breve viagem de 40 segundos pela paisagem marciana. Parafraseando Neil Armstrong, foi uma pequena decolagem para um drone, mas um grande voo para a humanidade.

Fonte: NASA/DivulgaçãoFonte: NASA/DivulgaçãoFonte:  NASA 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.