NASA: primeiro voo tripulado da Starliner só deverá ocorrer em 2022

1 min de leitura
Imagem de: NASA: primeiro voo tripulado da Starliner só deverá ocorrer em 2022
Imagem: NASA

A NASA está preocupada com o silêncio da Boeing sobre o tão adiado segundo voo de testes de sua espaçonave Starliner, contratada para enviar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto a outra contratada, a SpaceX, entregou sua Crew Dragon em 2020, o primeiro voo de testes não tripulado da Starliner teve que ser abortado antes mesmo de chegar ao laboratório orbital.

Segundo o site de tecnologia Ars Techica, embora não haja uma confirmação oficial da empresa, é provável que a Boeing e a NASA tenham como alvo o final de julho ou início de agosto para a realização do teste. O problema agora não está mais com a Starliner, mas sim com a falta de portas de acoplamento à ISS, devido ao tráfego intenso nessa época.

Uma vez que existem apenas dois portos de embarque/desembarque na estação, a prioridade deve ser dada às substituições de tripulação e às missões de abastecimento. Uma nova missão da Crew Dragon (Crew-2) será lançada na próxima quinta-feira (22) e ficará acoplada por seis meses, enquanto uma missão de abastecimento de carga da SpaceX (CRS-22) irá para o laboratório em junho.

E quando será o voo tripulado?

Fonte: NASA/ReproduçãoFonte: NASA/ReproduçãoFonte:  NASA 

Como não há disponibilidade de portas de atracação na ISS durante este verão, até que a missão da SpaceX retorne à Terra, o que deverá ocorrer no dia 20 de julho, é provável que, durante esta janela de um mês, a Starliner consiga fazer o seu voo testes que, embora ainda não confirmado, deverá ocorrer entre o final de julho e o início de agosto.

Dessa forma, oficiais da NASA afirmam não ser possível falar em testes com tripulação até que as análises do Voo Orbital Test-2 estejam concluídas. Uma fonte da agência aeroespacial afirmou ao Ars Technica que, após o período de uma semana em que o Starliner permanecerá ligado à ISS, serão necessários, falando de uma forma otimista, mais seis meses de análise dos dados, o que nos leva a janeiro de 2022.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.