OMS recomenda que não se use ivermectina no tratamento da covid

1 min de leitura
Imagem de: OMS recomenda que não se use ivermectina no tratamento da covid
Imagem: TV Vanguarda

Campeão de vendas nas farmácias brasileiras, o medicamento ivermectina, um vermífugo que está sendo utilizado para tratamento de pacientes com covid-19, teve o seu uso desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado oficial na quarta-feira (31).

Embora seja um medicamento responsável por uma das maiores intervenções na saúde pública de países africanos e da América Latina dos últimos 40 anos, a ivermectina não mostrou, nos estudos clínicos conduzidos por especialistas da OMS, nenhum tipo de resultado conclusivo contra a covid-19.

A chefe da equipe de resposta clínica à Covid-19 da agência de saúde da ONU, Janet Díaz, foi taxativa nas conclusões da avaliação clínica do remédio: “Nossa recomendação é não usar ivermectina para pacientes com Covid-19, independentemente do nível de gravidade ou duração dos sintomas”. A única exceção, ponderou a médica, é o uso da substância em ensaios clínicos.

O que dizem os médicos?

Fonte: G1/Globo/ReproduçãoFonte: G1/Globo/ReproduçãoFonte:  G1/Globo 

No mês passado (23), a Associação Médica Brasileira (AMB) reviu seu posicionamento sobre o uso dos medicamentos do chamado “kit covid”, entre eles a ivermectina e a cloroquina, cujo uso é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Após defender, desde o início da pandemia, a autonomia do médico para prescrevê-los, a associação de classe recomendou que esses medicamentos sejam “banidos”.

No mesmo dia (23), médicos dos hospitais da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp) vieram a público denunciar que o uso indiscriminado dos medicamentos do “kit Covid” causaram graves lesões no fígado de quatro pacientes, que se encontram na fila de transplantes.

Para desaconselhar o uso da ivermectina, os especialistas da OMS promoveram 16 ensaios clínicos randomizados com 2,4 mil participantes. Essa primeira recomendação da agência mundial contra o medicamento junta-se à da Agência Europeia de Medicamentos e da agência reguladora americana FDA, que elenca em seu site uma série de motivos para não usar a ivermectina no tratamento da covid-19.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.