Erupção vulcânica impressionante é fotografada do espaço

1 min de leitura
Imagem de: Erupção vulcânica impressionante é fotografada do espaço
Imagem: PlanetaLabs/Reprodução

A erupção do vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes da Islândia, tem rendido bons registros para entusiastas da ciência. Depois de drones capturarem imagens incríveis, foi a vez de satélites divulgarem a visão espacial do fenômeno.

Esse foi o caso do satélite Landsat 8, que foi construído em uma colaboração entre a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O profissional de dados Joshua Stevens foi um dos que montou as imagens, que mostram o acontecimento geológico.

O registro noturno foi feito após uma combinação entre dados de ondas curtas e infravermelho, segundo a NASA. Veja, a seguir, a imagem capturada.

Vulcão FagradalsfjallAlta temperatura da lava faz com que o vulcão "brilhe" durante a noite

Outra instituição que divulgou cenas da erupção foi a Planet Labs, empresa privada de observação por satélites. Os aparelhos SkySat da companhia registraram imagens diurnas do evento, mostrando a beleza do evento.

No Twitter, a Planet Labs disse que depois de dias com muita fumaça, os satélites conseguiram capturar “um vislumbre do vulcão”. Um dos registros, que também utilizaram infravermelho, mostram o rastro de lava derretida.

Apesar de impressionante, o vulcão Fagradalsfjall não leva perigo aos moradores da região. Um grupo de amigos chegou a ir até o local para jogar uma partida de vôlei. As imagens foram divulgadas no Instagram por Thelma Grétars, jogadora profissional da Islândia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.