Erupção vulcânica impressionante é fotografada do espaço
NASA e empresa privada de observação espacial divulgaram imagens incríveis da erupção do vulcão Fagradalsfjall

Por Carlos Palmeira
01/04/2021, às 05:00
A erupção do vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes da Islândia, tem rendido bons registros para entusiastas da ciência. Depois de drones capturarem imagens incríveis, foi a vez de satélites divulgarem a visão espacial do fenômeno.
Esse foi o caso do satélite Landsat 8, que foi construído em uma colaboração entre a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O profissional de dados Joshua Stevens foi um dos que montou as imagens, que mostram o acontecimento geológico.
O registro noturno foi feito após uma combinação entre dados de ondas curtas e infravermelho, segundo a NASA. Veja, a seguir, a imagem capturada.
Alta temperatura da lava faz com que o vulcão "brilhe" durante a noite
Outra instituição que divulgou cenas da erupção foi a Planet Labs, empresa privada de observação por satélites. Os aparelhos SkySat da companhia registraram imagens diurnas do evento, mostrando a beleza do evento.
No Twitter, a Planet Labs disse que depois de dias com muita fumaça, os satélites conseguiram capturar “um vislumbre do vulcão”. Um dos registros, que também utilizaram infravermelho, mostram o rastro de lava derretida.
After days of ?? with a chance of ?? one of Planet’s high-resolution SkySats captured a glimpse of Iceland’s Fagradalsfjall volcano. Imagery including near-infrared light (second image) highlights the path of the molten lava. pic.twitter.com/xniab0qbdK
— Planet (@planetlabs) March 26, 2021
Apesar de impressionante, o vulcão Fagradalsfjall não leva perigo aos moradores da região. Um grupo de amigos chegou a ir até o local para jogar uma partida de vôlei. As imagens foram divulgadas no Instagram por Thelma Grétars, jogadora profissional da Islândia.
Ver essa foto no Instagram

Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.