Elon Musk explica explosão da Starship SN10 da SpaceX

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk explica explosão da Starship SN10 da SpaceX
Imagem: Space Flight Insider/Reprodução
Avatar do autor

O terceiro teste em alta altitude do protótipo da nova geração de foguetes para Marte da SpaceX terminou com um pouso suave bem-sucedido no último dia 3 de março. No entanto, o SN10 explodiu poucos minutos após aterrissar.

Nesta semana, o CEO Elon Musk usou o Twitter para explicar o que ocasionou o acidente. Segundo ele, o pouso não foi tão suave quanto o previsto, e o impacto de 10 m/s afetou as pernas e outras partes da estrutura do foguete.

Imagem da explosão do SN10 durante o teste de pouso no dia 3 de março.Imagem da explosão do SN10 durante o teste de pouso no dia 3 de março.Fonte:  Space.com/Reprodução 

Além do forte impacto, a explosão ocorreu devido a uma falha que permitiu que partes do combustível estivessem em determinados pontos do sistema após a aterrissagem. O mesmo problema visto durante os testes dos protótipos SN8 e SN9.

“Se a pressurização autógena tivesse sido usada, as bolhas de CH4 [metano] provavelmente teriam se revertido em líquido. O hélio na plataforma foi usado para evitar o colapso do volume de expansão devido ao respingo, o que aconteceu no voo anterior” explicou o CEO que pediu desculpas por aprovar o projeto.

Contudo, o SN10 foi o único protótipo a completar o objetivo de pouso suave. Então, Musk comentou que um problema de combustível levou a um baixo empuxo na queima de pouso e, por consequência, o impacto que esmagou as pernas do modelo.

Como destaca o CNET, um olhar mais atento sobre o pouso mostra que o SN10 estava um pouco mais quente e rápido. Bem como, ele parecia balançar levemente ao tocar o solo. Então, minutos depois, o foguete se transformou em uma imensa bola de fogo.

SN11 passará por diversas correções

Após as explicações, Musk revelou no Twitter que “várias correções estão em andamento para o SN11''. Recentemente, o quarto protótipo foi visto na plataforma de desenvolvimento da SpaceX em Boca Chica, no Texas.

Os primeiros testes com o novo foguete devem começar em breve, porém a companhia aeroespacial não informou quando ocorrerá o próximo voo e a tentativa de pouso. Entretanto, especialistas estimam que o evento poderá acontecer na próxima semana.

Elon Musk explica explosão da Starship SN10 da SpaceX