Astronauta Kate Rubin 'passeia pelo Brasil', a 420.000 m de altura

1 min de leitura
Imagem de: Astronauta Kate Rubin 'passeia pelo Brasil', a 420.000 m de altura
Imagem: NASA

Quem está acostumado a sair no horário do almoço aos domingos não se impressionou quando a astronauta Kate Rubins, da Estação Espacial Internacional (ISS), saiu para “dar uma voltinha” ontem (28) em uma caminhada sobre o Brasil, a cerca de 420 mil metros de altura.

A bióloga molecular da pequena cidade de Farmington, nos EUA, saiu do laboratório espacial para realizar trabalhos externos junto com seu colega Victor Glover, o mesmo que no sábado (27) teve um animado papo transmitido pela TV com a vice-presidente Kamala Harris, em homenagem ao Mês da História Negra.

As tarefas da caminhada no espaço, chamadas de atividades extraveiculares (EVA), incluíram a montagem e instalação de kits de modificações para atualização de painéis solares. A NASA transmitiu as 7 horas e 4 minutos do “passeio”, que terminou às 15h16 do domingo, no horário de Brasília.

Cinco voltas ao mundo em uma tarde de domingo

Como a ISS orbita a Terra cerca de uma vez a cada 90 minutos, podemos concluir que a dupla bateu com folga o tempo de Phileas Fogg do romance de Júlio Verne (Volta ao Mundo em Oitenta Dias), ao circunvagar o nosso planeta quase cinco vezes em uma única tarde de domingo.

Após os astronautas retornarem para a ISS, a NASA considerou a atividade um sucesso. Esse foi o terceiro passeio de Rubins, que agora completa um total de 19 horas e 50 minutos de caminhada espacial; e também o terceiro de Glover, que chega a 19 horas e 20 minutos no espaço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.