“Hello, Mars”: ouça a 1ª música gravada com sons marcianos

1 min de leitura
Imagem de:  “Hello, Mars”: ouça a 1ª música gravada com sons marcianos
Imagem: NASA/Divulgação

Após o rover Perseverance pousar na superfície de Marte na última semana, o administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, Thomas Zurbuchen, lançou a pegunta: "Quem vai compor a primeira música com o som de Marte?". A musicista e jornalista do site Space.com, Chelsea Gohd, aceitou o desafio e compôs a primeira música com sons capturados no planeta vermelho.

Com nome artístico de Foxanne, Chelsea escreveu a música chamada "Hello, Mars" um dia após o comentário de Zurbuchen. Segundo ela, os trechos “I feel like I’m hearing for the first time, seeing for the first time” (“Sinto como se estivesse ouvindo pela primeira vez, vendo pela primeira vez”) se referem ao microfone e as câmeras do Perseverance, que permitiram que a sociedade visse e ouvisse os sons de Marte pela primeira vez.

A abertura da canção conta com alguns segundos do vento marciano. "É profundamente estranho, ao mesmo tempo que lembra os sons suaves do planeta Terra. Poderia ouvir esse áudio o dia todo. Mas, em vez disso, decidi pegar o registro histórico e transformá-lo em uma música", relatou Chelsea no site da Space.

Descobertas

Desde o pouso, a NASA divulgou diversas informações de Marte, incluindo fotos, vídeos e áudios. As primeiras imagens divulgadas pela agência mostram o exato momento da entrada do veículo espacial na atmosfera do planeta. Já o som capturado pelo Perseverance - primeiro áudio registrado em outro planeta - estão disponíveis no site da NASA, em duas versões: uma original, que inclui o ruído do equipamento do rover, e outra filtrada, que inclui apenas o som do vento. Segundo Zurbuchen, a gravação pode ser usada livremente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.