Covid-19: site registra as campanhas de vacinação de cada país

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: site registra as campanhas de vacinação de cada país
Imagem: Pexels/Reprodução

A Our World In Data criou um rastreador de dados sobre as campanhas de vacinação contra o coronavírus no mundo. Segundo a organização, as estatísticas sobre as ações de imunização em massa são geradas a partir de informações oficiais dos governos.

“Uma base global sobre as taxas de vacinação contra a covid-19 é essencial para monitorar o progresso”, destaca a página. “Forneceremos atualizações semanais através de quadros interativos com conjuntos de dados”.

O principal quadro da Our World In Data apresenta o número total de doses de vacinação administradas ao redor do mundo. Esse valor é contabilizado como uma dose única, independente do regime de dosagem específico.

Com dados apurados a partir de 5 de janeiro de 2021, a organização informa que 14,56 milhões de vacinas foram distribuídas no mundo inteiro. Na liderança, os Estados Unidos e a China já ultrapassaram 4,5 milhões de doses de imunização.

Israel tem o melhor desempenho per capita com o total de 1,37 milhão de doses aplicadas. O Reino Unido está em 4º lugar na lista com mais de 940 mil vacinas distribuídas e a Rússia aparece em 6º lugar com 800 mil.

No Brasil, a vacinação contra covid-19 começará ainda em janeiro.No Brasil, a vacinação contra covid-19 começará ainda em janeiro.Fonte:  Agência Brasil/Divulgação 

Países mais ricos saem na frente

De modo geral, as informações da Our World In Data mostram que as nações mais ricas foram as primeiras a garantir o acesso à vacina. Enquanto isso, países mais pobres – ou que não souberam se organizar – devem continuar esperando pelo fornecimento.

A organização também destaca que diversas vacinas foram autorizadas para uso emergencial. Essa foi a estratégia adotada por vários países para aproveitar ao máximo a oferta limitada do insumo disponível no começo de 2021.

No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (6), que iniciará a vacinação contra a covid-19 ainda no mês de janeiro. Recentemente, o governo do estado de São Paulo declarou que a campanha de imunização começará no dia 25 de janeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.