Coronavírus: primeiro caso de reinfecção é confirmado no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus: primeiro caso de reinfecção é confirmado no Brasil
Imagem: Pexels

Nesta quarta-feira (09), o Ministério da Saúde anunciou oficialmente o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil. O episódio foi identificado pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba após uma médica natalense de 37 anos relatar sintomas da covid-19 cerca de 4 meses de sua primeira infecção. Segundo a análise, a paciente contraiu uma linhagem diferente do vírus.

O caso começou a ser avaliado em 23 de outubro no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN), quando o órgão foi notificado do possível episódio. A paciente teria apresentado dores musculares, sensação de fraqueza e dor de cabeça em 11 de outubro, com o quadro de covid-19 confirmado apenas 2 dias depois por meio de um teste RT-PCR.

Ela teve confirmada sua primeira infecção por coronavírus em 23 de julho também em exame RT-PCR, na Paraíba, onde trabalha. Na ocasião, a médica apresentava sintomas de síndrome gripal, como dores abdominais, coriza e cefaleia. Após a confirmação do quadro de reinfecção, o caso foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser analisado, e assim foi constatada a presença de diferentes linhagens do coronavírus nas amostras coletadas.

A Fundação Oswaldo Cruz é referência na investigação de casos de reinfecção por coronavírus. (Fonte: Pexels)Fundação Oswaldo Cruz é referência na investigação de casos de reinfecção por coronavírus. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Casos em análise

Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), há outros casos em investigação no estado desde 20 de outubro. Atualmente, há cinco ocorrências em análise ativa e três que tiveram estudos encerrados devido à baixa viabilidade. Ao todo, foram nove notificações apenas no Rio Grande do Norte, entre eles sete na cidade de Natal.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.