1º astronauta negro a morar na ISS viraliza com vídeo da Terra

1 min de leitura
Imagem de: 1º astronauta negro a morar na ISS viraliza com vídeo da Terra

Do espaço, Victor Glover Jr, o primeiro homem negro a morar na Estação Espacial Internacional (ISS), gravou um vídeo emocionado com a incrível vista da Terra. Integrante do quarteto de astronautas que chegou à estação espacial na terça-feira (17), Victor não conteve a emoção ao avistar o planeta do espaço.

“O vídeo simplesmente não faz justiça, é bastante surpreendente”, comenta Victor Glover Jr no vídeo, enquanto aponta a câmera para a Terra. Rapidamente, o vídeo viralizou no Twitter, assim como vários relatos de perspectivas incríveis de astronautas durante os intervalos em suas missões espaciais.

É a primeira vez de Victor no espaço, assim como é a primeira vez que um homem negro faz parte de uma longa missão na ISS, enquanto mora na estação espacial. Não é a primeira vez que negros passaram pela estação, mas todos os demais foram por missões mais curtas.

A missão de Victor Glover e sua equipe tem corrido bem e o quarteto planeja morar lá por seis meses. Em coletiva de imprensa remota, Victor afirmou estar empolgado por finalmente ir para a órbita terrestre, mas que está ainda mais ansioso para trabalhar e contribuir com a comunidade científica.

“Eu vi uma tonelada de fotos, mas quando olhei pela primeira vez para a Terra pela janela, não tinha palavras. Foi uma sensação incrível, única na vida.”, comentou Victor durante a entrevista.

a  Victor Glover/Twitter/Reprodução 

A luta pela igualdade, como astronauta

Victor Glover é um ativo defensor da justiça social e se orgulha pela sua posição privilegiada na equipe da ISS. “Espero que esta [missão] inspire as pessoas a manter a cabeça erguida literal e figurativamente, especialmente à medida que 2020 chega ao fim”, disse o astronauta. Antes de embarcar de vez na carreira como astronauta, Victor trabalhou como repositor em lojas de conveniência.

Para o ano que vem, a ISS espera a chegada da primeira mulher negra à estação espacial. A astronauta Jeanette Eps, norte-americana e nascida em Nova Iorque, teve toda sua vida voltada para alcançar a órbita terrestre. Ainda não há detalhes sobre sua missão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.