Internet via Starlink impressiona testadores beta

1 min de leitura
Imagem de: Internet via Starlink impressiona testadores beta
Imagem: PC Magazine/Nickolas Friedrich/Reprodução
Avatar do autor

Apesar do aviso que os testadores beta recebem sobre problemas de velocidade e latência, o desempenho da internet por satélites Starlink tem surpreendido, principalmente os usuários das áreas rurais, que sofrem com a baixa qualidade dos serviços de internet. Para eles, apenas um fator continua deixando a desejar: os “breves períodos sem conectividade". Porém, o problema, que já foi avisado desde o início, deve ser corrigido em pouco tempo.

Chamada de Better than Nothing (“Melhor do que Nada", em tradução livre), a fase beta do serviço de internet da SpaceX foi lançada há 1 mês e começa a receber as primeiras resenhas.

"A estabilidade do link é um problema. Ela varia o suficiente para nos desconectar de servidores sensíveis a cada 5-10 minutos, mas serviços como a Netflix [que tem armazenamento em buffer, mantendo o filme rodando mesmo quando a internet cai] estão funcionando perfeitamente”, disse o usuário do Reddit Exodatum.

A antena da Starlink tem se saído bem sob péssimas condições do tempo.A antena da Starlink tem se saído bem mesmo sob péssimas condições de tempo.Fonte:  Reddit/Exodatum/Reprodução 

Segundo ele, a neve que está caindo pode afetar o serviço (a antena dele está plantada em uma mesa no quintal da casa): ”as nuvens pesadas interromperam algumas das transmissões de hoje”.

Os testadores beta que vivem em locais sob mau tempo dizem que a internet da constelação Starlink tem "feito bonito". O usuário Curtis Nims disse à PCMag: "carreguei um vídeo do YouTube pela rede Starlink durante uma tempestade. Mesmo assim, a conexão ainda atingiu 113 Mbps para downloads e 15 Mbps para uploads".

Nem a neve, nem o gelo e, principalmente, nem o vento estão impedindo os testadores beta de aproveitarem os serviços da Starlink.Nem a neve nem o gelo e, principalmente, nem o vento estão impedindo os testadores beta de aproveitarem os serviços da Starlink.Fonte:  Reddit/karlsays1/Reprodução 

Starlink: fase teste

Os mais entusiasmados com a Starlink são os testadores das áreas rurais, obrigados a usar péssimos serviços de banda larga. Em algumas cidades, o único provedor disponível oferece velocidades baixas a um custo médio de US$ 100 mensais.

Uma das grandes questões é se a Starlink conseguirá manter as velocidades oferecidas e a largura de banda quando começar a atender milhões de consumidores (quando terminar a fase beta).

.  Reddit/No_Roll2788/Reprodução 

A empresa segue enviando satélites para a órbita da Terra, aumentando sua área de atuação (deve chegar ao sul dos EUA e ao Canadá nos próximos meses) e chamando mais usuários para seu programa de testes.

Internet via Starlink impressiona testadores beta