Algoritmo do MIT é capaz de detectar covid-19 pelo som da tosse

1 min de leitura
Imagem de: Algoritmo do MIT é capaz de detectar covid-19 pelo som da tosse
Imagem: Pexels

No fim do mês de setembro, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) publicaram um estudo relatando uma nova Inteligência Artificial (IA) capaz de identificar a covid-19 pelo som da tosse de um paciente. Para realizá-lo, os cientistas "alimentaram" o algoritmo com dados obtidos a partir de pacientes já infectados com o coronavírus e obtiveram 98,5% de precisão nos resultados.

Segundo um dos coautores do projeto, Brian Subirana, o novo algoritmo consegue captar variações na tosse provocadas pela presença da covid-19 que são inaudíveis para humanos — foram utilizados cerca de 70 mil arquivos de áudios de pacientes tossindo, entre eles 2,5 mil com covid-19 confirmada, para treinar a IA.

A tecnologia poderá ser utilizada em casos de testagem rápida, facilitando a triagem em casos de reabertura, bem como testagens em massa a fim de evitar possíveis surtos.

A IA apresentou 100% de precisão ao detectar a COVID-19 em pacientes assintomáticos. (Fonte: Pexels)A IA apresentou 100% de precisão ao detectar a covid-19 em pacientes assintomáticos. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

De acordo com Calum Chace, especialista em IA, autor e ex-repórter da BBC, o novo algoritmo utiliza o mesmo princípio de ensinar uma máquina a identificar câncer a partir de imagens de raio X: "É um exemplo de IA sendo útil. E, pela primeira vez, não vejo muitas desvantagens nisso," comentou Chace.

Embora outras entidades — como a Universidade de Cambridge, Universidade de Carnegie Mellon e a start-up Novoic, do Reino Unido — já estejam trabalhando em soluções similares, a pesquisa do MIT promete oferecer um resultado mais preciso e eficaz.

Atualmente, o novo algoritmo espera aprovação regulamentar para ser traduzido em um aplicativo acessível para a população. Embora não substitua o teste tradicional, essa pode ser uma abordagem eficaz no combate à recente pandemia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.