Ciência

Névoa cerebral: alguns pacientes da covid-19 têm sequela, dizem médicos

Muitos pacientes têm experimentado sintomas neurológicos após serem curados da covid-19, como perda de memória e confusão mental

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

14/10/2020, às 11:30

Névoa cerebral: alguns pacientes da covid-19 têm sequela, dizem médicos

Fonte:  Nik Shuliahin/Unsplash 

Imagem de Névoa cerebral: alguns pacientes da covid têm sequela, dizem médicos no tecmundo

Conforme uma reportagem publicada no domingo (11) no The New York Times, um número crescente de pessoas com sintomas evidenciam que a covid-19 pode causar sequelas na memória e na concentração, entre elas déficits cognitivos que podem representar desafios para a sociedade, mesmo após o final da pandemia.

Buscando entender o impacto desses sintomas na vida das pessoas, o jornal entrevistou diversos pacientes que se recuperaram após terem sido hospitalizados com covid-19, mas se sentiram seriamente perturbados por problemas neurológicos.

O primeiro entrevistado, um especialista em vascularização chamado Michael Reagan, revelou que, depois de contrair o coronavírus em março,  perdeu toda a memória de suas férias de 12 dias em Paris, apesar de a viagem ter ocorrido apenas algumas semanas antes da doença.

Curado da covid-19, Reagan afirmou ao NYT: “Vejo todas as minhas fotos de Paris, tentando me lembrar. Fomos ver um show da Madonna, fomos à Torre Eiffel, fomos às Catacumbas. E não me lembro de nada, absolutamente nada”. Como não consegue encontrar palavras, ele diz se sentir um completo idiota.

Névoa cerebral da covid-19

Fonte: Nik Shuliahin/UnsplashFonte: Nik Shuliahin/Unsplash

O fenômeno, ainda em fase de inicial de estudos, está se tornando conhecido como névoa cerebral da covid-19. Seus sintomas são preocupantes e incluem perda de memória, confusão mental, ausência de foco, tontura e dificuldade para entender as palavras do dia a dia.

De acordo com o NYT, um estudo conduzido por pesquisadores franceses em agosto e publicado no Journal of Infection acompanhou 120 pacientes que haviam sido hospitalizados por covid-19 e descobriu que, após 1 mês da alta, mais de um terço deles estava sofrendo de perda de memória e mais de um quarto relatou problemas de concentração.

Os cientistas ainda não sabem a causa da névoa cerebral. Alguns acreditam que a doença ocorra quando a resposta imunológica ao vírus não “desliga” completamente; já outros dizem se tratar de uma consequência da inflamação dos vasos sanguíneos cerebrais.


Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Por Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.