Marte ganha brilho especial na noite desta terça-feira (13)

1 min de leitura
Imagem de: Marte ganha brilho especial na noite desta terça-feira (13)
Imagem: Reprodução

Caso você saia para respirar um ar fresco à noite e note algo diferente no céu, não se assuste. Nesta terça-feira (13), Marte estará alinhado com a Terra e diretamente oposto ao Sol, e a posição o fará aparecer maior, mais brilhante e mais vermelho que o normal, algo que não ocorrerá até 2035, de acordo com a revista Sky & Telescope.

Na semana passada, nosso vizinho celestial esteve o mais próximo de nós que poderia, a apenas 62 milhões de quilômetros. Considerando que sua órbita ao redor da estrela principal de nosso sistema exige 26 meses para uma volta completa, as oposições acontecem a cada 2 anos, mais ou menos; sendo assim, o espetáculo marcado para hoje é uma junção de fatores não exatamente rara, mas digna de nota.

Quem vai se beneficiar realmente do show está no hemisfério norte, que terá uma visão privilegiada do fenômeno. Gary Seronik, editor da Sky & Telescope, explica que há motivos para comemorar: "Marte não estará comparativamente perto e bem posicionado para os observadores do norte novamente até que alcance a oposição em 2052, tornando a deste ano ainda mais incrível". Pena que tem data para acabar.

Espetáculo demorará um pouco para acontecer novamente.Espetáculo demorará um pouco para acontecer novamente.Fonte:  Reprodução 

É fácil de enxergar

Durante a maior parte deste mês, Marte parecerá mais brilhante do que qualquer outro objeto nas proximidades, nascendo no leste à medida que o Sol se põe e atingindo seu pico no céu noturno à meia-noite. É fácil identificá-lo, basta procurar o ponto vermelho, e aqueles que tiverem telescópios serão capazes de ver diversos detalhes. Conforme os dias forem passando, a imagem do planeta ficará mais fraca e no fim de novembro apresentará apenas um quarto do brilho de hoje.

No Brasil, pode ser que não peguemos a primeira fila da exibição, mas nada impede de darmos aquela bisbilhotada para testemunhar algo que demorará um pouco para se repetir.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.