Veja momento exato em que foguete passa na frente da lua [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja momento exato em que foguete passa na frente da lua [vídeo]
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=clC0yO3LZGk

O fotógrafo Steve Rice conseguiu realizar um feito bastante raro: ele gravou imagens de um foguete passando bem em frente à lua. Segundo ele próprio, capturas como essa são extremamente raras. As que ele obteve por meio da internet datam de pelo menos 20 anos.

O foguete foi lançado pela NASA, a agência espacial americana, como parte da missão Cygnus NG-14, a partir da base de lançamento Wallops Island, no estado da Virgínia (EUA).

Como Rice conseguiu capturar as imagens

Rice disse que estava na presença do irmão que foi visitá-lo em Atlanta, junto com sua namorada. Como tinha um sonho antigo de capturar um foguete passando em frente à lua, o fotógrafo teve de abandoná-los, e dirigiu por cerca de três horas e meia para se aproximar ao máximo do local de lançamento.

Rice ainda teve que dar uma estudada nas condições climáticas daquela noite, para poder se planejar. Um pouco de habilidade, para calcular o melhor local para alcançar o ângulo desejado, além de um pouco de sorte, também ajudaram bastante.

O fotógrafo estacionou no acostamento de uma estrada perto de um milharal, a 5,1 quilômetros de distância da plataforma de lançamento da Nasa, e montou duas câmeras: uma fotográfica, com lentes especiais, e uma filmadora acoplada a um telescópio.

As imagens foram capturadas 22 segundos após o lançamento, e podem ser vistas no vídeo abaixo:

Enquanto o foguete passa em frente à lua, podemos perceber as ondas de choque causadas pelos motores, e, logo depois, a pluma de escape superaquecida. As ondas de choque também geram o ruído gravado pela câmera de Rice, e que podemos ouvir no vídeo.

O equipamento utilizado, segundo o fotógrafo, foi uma câmera Sony A6300 e uma lente Maksutov, com 500 milímetros de distância focal.

A missão Cygnus NG-14 tem como objetivo enviar ar, comida, água, trajes especiais e experimentos científicos à Estação Espacial internacional (ISS, na sigla em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.