menu
Logo TecMundo
Ciência

Cientistas descobrem exoplaneta “colado” à estrela natal

É o primeiro exoplaneta do tipo Netuno ultraquente do qual se tem notícia

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

schedule22/09/2020, às 13:00

Cientistas descobrem exoplaneta “colado” à estrela natalFonte:  University of Chile/Ricardo Ramirez/Reprodução 

Imagem de Cientistas descobrem exoplaneta “colado” à sua estrela natal no tecmundo

Astrônomos descobriram o primeiro exoplaneta do tipo Netuno ultraquente da história, um exoplaneta com dimensão intermediária, entre o tamanho da Terra e o de Júpiter, e órbita do tipo ultracurta.

60 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra do Sol

Cerca de 1 a cada 200 estrelas semelhantes ao Sol tem um planeta com órbita tão curta, que completa uma volta em torno de sua estrela em menos de 24 horas. Só para lembrar, a Terra leva pouco mais de 365 dias para dar uma volta em torno do Sol.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Até pouco tempo, todos os planetas desse tipo eram chamados de Júpiter quente, por seu tamanho e sua proximidade em relação à estrela do sistema planetário. Os astrônomos já conheciam a estrela LTT 9779, e estudos recentes comprovaram a existência do corpo celeste LTT 9779 b, um planeta gigante a cerca de 260 anos-luz da Terra.

LTT 9779 b gira em torno de LTT 9779 e está 60 vezes mais perto dessa estrela do que a Terra está do Sol. O exoplaneta tem cerca de 4,7 vezes o diâmetro da Terra e 29 vezes a massa do nosso planeta.

Exoplaneta estão tão próximo á sua estrela, que sua órbita dura apenas 19 horas.Exoplaneta está tão próximo de sua estrela que sua órbita dura apenas 19 horas.

Ele é o primeiro Netuno ultraquente descoberto, uma vez que todos os Netunos quentes têm  temperatura muito mais baixa. Pesquisadores relataram que outros Netunos quentes chegam a no máximo 1.225 °C, enquanto LTT 9779 b atinge 1.700 °C, temperatura que pode alterar a composição da atmosfera do planeta, tornando-o diferente de um simples Netuno quente.

Órbita de LTT 9779 b dura apenas 19 horas

Por ficar tão próximo de sua estrela natal, LTT 9779 b completa uma volta em torno dela em apenas 19 horas. Em termos astronômicos, é como se os dois corpos celestes estivessem "colados". Cientistas desconfiam que o exoplaneta tem uma atmosfera bastante densa, o que indica que teria sido muito maior um dia, mas tem sido continuamente tragado por LTT 9779.