Cientistas descobrem exoplaneta “colado” à estrela natal

Imagem de: Cientistas descobrem exoplaneta “colado” à estrela natal

Astrônomos descobriram o primeiro exoplaneta do tipo Netuno ultraquente da história, um exoplaneta com dimensão intermediária, entre o tamanho da Terra e o de Júpiter, e órbita do tipo ultracurta.

60 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra do Sol

Cerca de 1 a cada 200 estrelas semelhantes ao Sol tem um planeta com órbita tão curta, que completa uma volta em torno de sua estrela em menos de 24 horas. Só para lembrar, a Terra leva pouco mais de 365 dias para dar uma volta em torno do Sol.

Até pouco tempo, todos os planetas desse tipo eram chamados de Júpiter quente, por seu tamanho e sua proximidade em relação à estrela do sistema planetário. Os astrônomos já conheciam a estrela LTT 9779, e estudos recentes comprovaram a existência do corpo celeste LTT 9779 b, um planeta gigante a cerca de 260 anos-luz da Terra.

LTT 9779 b gira em torno de LTT 9779 e está 60 vezes mais perto dessa estrela do que a Terra está do Sol. O exoplaneta tem cerca de 4,7 vezes o diâmetro da Terra e 29 vezes a massa do nosso planeta.

Exoplaneta estão tão próximo á sua estrela, que sua órbita dura apenas 19 horas.Exoplaneta está tão próximo de sua estrela que sua órbita dura apenas 19 horas.Fonte:  University of Chile/Ricardo Ramirez/Reprodução

Ele é o primeiro Netuno ultraquente descoberto, uma vez que todos os Netunos quentes têm  temperatura muito mais baixa. Pesquisadores relataram que outros Netunos quentes chegam a no máximo 1.225 °C, enquanto LTT 9779 b atinge 1.700 °C, temperatura que pode alterar a composição da atmosfera do planeta, tornando-o diferente de um simples Netuno quente.

Órbita de LTT 9779 b dura apenas 19 horas

Por ficar tão próximo de sua estrela natal, LTT 9779 b completa uma volta em torno dela em apenas 19 horas. Em termos astronômicos, é como se os dois corpos celestes estivessem "colados". Cientistas desconfiam que o exoplaneta tem uma atmosfera bastante densa, o que indica que teria sido muito maior um dia, mas tem sido continuamente tragado por LTT 9779.