Por que o desafio da pimenta é tão perigoso? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Por que o desafio da pimenta é tão perigoso? [vídeo]

Na sexta-feira passada, publicamos um Erro 404 com alguns dos desafios mais insanos da internet. Um dos principais era o “Desafio da Canela”, em que as pessoas precisam colocar uma colher cheia do condimento na boca e tentar engolir. Agora, um usuário do YouTube decidiu ir um pouco mais além e criou o “Chilli challenge”.

Segundo ele, o desafio da canela é “para crianças de 5 ou 6 anos”, somente o “Chilli Challenge” pode ser considerado algo para adultos. E para seu vídeo, comeu uma pimenta fantasma inteira. Para quem não sabe, esta pimenta está no livro dos recordes, pois é considerada a pimenta mais ardida de todo o mundo.

Apesar de conseguir comer, ele logo começa a sofrer as consequências do ardor. Boca salivando e calor excessivo são os primeiros sintomas de que existe algo errado. Ao final do vídeo, você pode perceber que ele está sofrendo muitos espasmos. Ou seja, seu corpo está se mexendo sem que ele comande.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Por que isso acontece? A pimenta fantasma tem alta concentração de capsaicina, uma substância presente nas pimentas Chilli. Essa substância age rapidamente no organismo, ativando a proteína chamada TrpV1, que é receptora. A TrpV1 envia informações de que está muito quente, portanto o corpo humano precisa ser resfriado rapidamente.

Para aliviar o calor, o nosso organismo utiliza o suor. E se a temperatura cai, precisamos que ela seja normalizada. Nesse momento, entre em ação o hipotálamo, que envia instruções para que o corpo volte a produzir calor. Várias reações químicas acontecem nesse intervalo de tempo e a que podemos ver sem a utilização de microscópios são os tremores musculares.

Na descrição do vídeo, o autor diz que estava melhor depois de cerca de uma hora. Mesmo assim, não recomendamos que você tente repetir o desafio em casa, pois as consequências podem ser muito graves para pessoas com o organismo mais sensível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.