Cometa Neowise visível a olho nu no Brasil: saiba como observá-lo

1 min de leitura
Imagem de: Cometa Neowise visível a olho nu no Brasil: saiba como observá-lo
Imagem: NASA/Divulgação
Avatar do autor

Desde ontem (22), o cometa Neowise já está cortando os céus de várias cidades do Brasil, podendo ser observado a olho nu em algumas regiões. O corpo celeste descoberto pela NASA em março passado, vem fazendo sucesso em outros países e até já foi fotografado pelos astronautas da Estação Espacial Internacional.

Um dos poucos cometas que poderão ser observados a olho nu no século XXI, o C/2020 F3, como ele também é conhecido, deve fazer a sua maior aproximação da Terra nesta quinta-feira (23), apresentando boa visibilidade até o próximo dia 30 de julho nos céus brasileiros.

É importante saber que ele estará menos brilhante a cada noite, apesar de aparecer mais alto no horizonte, com o decorrer dos dias. Desta forma, os melhores dias para ver o Neowise no Brasil são nesta semana, iniciando pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que começaram a visualizá-lo ontem.

O Neowise já rendeu belas fotos em todo o mundo.O Neowise já rendeu belas fotos em todo o mundo.Fonte:  Unsplash 

A partir de hoje (23), os moradores da região Sudeste e do estado do Paraná já conseguirão vê-lo no céu, enquanto na sexta (24), ele estará visível também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Entre sábado e domingo, o astro já poderá ser visto em todo o Brasil, até o final do mês.

Dicas para observar o cometa

O cometa Neowise aparece todos os dias após o pôr do sol, entre as 18h e as 18h30, na direção noroeste, próximo ao horizonte. Você pode usar apps como Sky Map, Stellarium e Star Chart, entre outros, para se localizar melhor e encontrar a trajetória dele.

A visualização do astro fica mais fácil em lugares altos, escuros e sem obstáculos próximos, e é essencial que o céu esteja limpo. O uso de binóculos pode facilitar a observação.

Ele ainda estará por aqui nos primeiros dias de agosto, mas só será visível utilizando um telescópio.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cometa Neowise visível a olho nu no Brasil: saiba como observá-lo