Cometa NEOWISE é fotografado por astronautas da Estação Espacial

Imagem de: Cometa NEOWISE é fotografado por astronautas da Estação Espacial
Imagem: Twitter/Ivan Vagner

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) registraram fotos do cometa NEOWISE no último sábado (4), quando ele passava acima da atmosfera terrestre. As imagens, que foram compartilhadas nas redes sociais, mostram o astro dando um espetáculo de luzes no espaço.

Descoberto no final de março, o cometa C/2020 F3, como ele também é chamado, estava com uma baixa iluminação, frustrando astrônomos e observadores amadores. Porém, com o passar do tempo, ele se tornou cada vez mais luminoso.

Algumas das fotos do NEOWISE brilhando no céu foram feitas pelo astronauta da NASA Bob Behnken, que chegou à ISS a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX. No tweet publicado no domingo (5), ele mostrou os registros que fez, comparando as imagens com os fogos de artifício do dia 4 de julho, em comemoração à independência dos EUA. Veja as fotos na publicação abaixo:

Quem também fotografou o cometa foi o cosmonauta russo Ivan Vagner, colega de Behnken no laboratório espacial. Uma das imagens capturadas por ele é ainda mais impressionante, pois permite ver a cauda do NEOWISE em meio à imensidão do espaço.

Observação da Terra

Assim como os astronautas da ISS, quem está na Terra também pode observar o C/2020 F3, não necessariamente com a mesma intensidade de brilho vista do espaço. Inicialmente, ele podia ser observado apenas com o uso de telescópios, mas ainda este mês será possível vê-lo a olho nu, dependendo do dia, ou usando um par de binóculos.

O melhor período para observar o cometa NEOWISE será entre os dias 22 e 23 de julho, quando ele fará a sua maior aproximação da Terra, ficando a 103 milhões de km de distância. Nestas datas, existe a possibilidade de que ele e a sua cauda sejam visíveis a olho nu.

Para uma melhor observação, é preciso que o céu esteja limpo e não haja incidência de luzes da cidade e/ou da Lua.