Fóssil indica que ancestrais de dinossauros eram pequenos

1 min de leitura
Imagem de: Fóssil indica que ancestrais de dinossauros eram pequenos
Imagem: Pixabay/Reprodução

Segundo um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), ancestrais de dinossauros e pterossauros podem ter sido animais de pequeno porte, de aproximadamente 10 centímetros de altura. Especificamente, o trabalho traz evidências de um evento evolucionário de miniaturização das espécies do grupo Ornithodira, embora hoje sejam conhecidos como criaturas gigantes.

A constatação foi resultado do artigo A tiny ornithodiran archosaur from the Triassic of Madagascar and the role of miniaturization in dinosaur and pterosaur ancestry, de Christian Kammerer, Sterling Nesbitt, Lovasoa Ranivoharimanana e André Wyss.

Arte conceitual do pequeno ancestral, feita pelo ilustrador Alex BoersmaArte conceitual do pequeno ancestral feita pelo ilustrador Alex Boersma.Fonte:  BBC/Reprodução 

Nele, os especialistas analisaram um fóssil de Madagascar, que habitava a Terra há cerca de 237 milhões de anos, descoberto em 1998 por uma equipe de paleontólogos do Museu Americano de História Natural de Nova York.

O estudo chama a espécie de Kongonaphon kely e indica que ela se alimentava de insetos, algo observado no desgaste de seus dentes. Devido a esse comportamento, também recebeu o apelido de “pequeno matador de insetos”.

Essa dieta associada ao seu tamanho também teria contribuído para a sobrevivência do grupo Ornithodira. Já a penugem sobre a pele do pequeno ancestral, teria-se originado da regulação da temperatura corporal em alinhamento com as condições climáticas da época.

Estudo aborda a evolução dos pterossaurosEstudo aborda a evolução dos pterossauros.Fonte:  BBC/Reprodução 

“Os répteis da era Mesozoica são conhecidos por seu tamanho notável: os dinossauros incluem os maiores animais terrestres conhecidos e seus parentes, os pterossauros, incluem as maiores criaturas que já voaram. A espécie originária do [período geológico] Triássico fornece informações sobre a evolução inicial desses grupos”, disse Kammerer.

“Embora os dinossauros e o gigantismo sejam praticamente sinônimos, uma análise da evolução do tamanho do corpo em dinossauros e outros do grupo, no contexto desse táxon e formas relacionadas, demonstra que os membros mais antigos podem ter sido menores do que se pensava anteriormente”, completou o especialista.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.