Bola de fogo ilumina o céu de Tóquio e gera forte estrondo; veja

1 min de leitura
Imagem de: Bola de fogo ilumina o céu de Tóquio e gera forte estrondo; veja
Imagem: YouTube/Reprodução

Na última quinta-feira (2), os céus de Tóquio, no Japão, foram iluminados por uma bola de fogo que explodiu no ar, gerando um estrondo sônico equivalente à explosão de 165 toneladas de TNT, de acordo com a CNET. O fenômeno foi registrado em vídeo por várias pessoas.

A bola de fogo que emitia uma luz brilhante e de tons roxos e esverdeados foi observada cortando os céus por volta das 02h32 (horário local), na região de Kanto. Além da capital japonesa, a área também abrange prefeituras como Saitama, Ibaraki, Kanagawa e Chiba, entre outras.

Conforme a Organização Internacional de Meteoros (IMO), o objeto em questão era um meteoro, provavelmente com 1,6 metro de diâmetro e pesando 1,8 tonelada. Em comparação com a rocha espacial que explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, esta é cerca de 10 a 20 vezes menos massiva.

A explosão aconteceu no ar, sem causar danos.A explosão aconteceu no ar, sem causar danos.Fonte:  Youtube/Reprodução 

Mesmo com o tamanho reduzido, ela gerou um som tão forte ao explodir no contato com a atmosfera, que pôde ser captado por estações de monitoramento infrassonoro instaladas a milhares de quilômetros de distância dali, especializadas na detecção de testes nucleares. Como a explosão se deu em uma maior altitude, não houve relato de danos.

Assista ao vídeo

O objeto espacial cruzando a atmosfera sobre a região da capital japonesa chamou a atenção de muitas pessoas. Algumas delas conseguiram gravar o meteoro, enquanto outras apenas ouviram o estrondo da explosão, que chegou a ser confundido com ruídos produzidos por vizinhos, segundo relatos do Japan Times.

Veja a bola de fogo cruzando os céus de Tóquio, a seguir:

De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, eventos como este são comuns de ocorrer, podendo ser observados todos os meses. Porém, é raro que ele seja acompanhado de estrondos como o ouvido nesta ocasião, principalmente nas regiões de grandes cidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.