Júpiter e Saturno se juntam a um espetáculo lunar em 5 de julho

1 min de leitura
Imagem de: Júpiter e Saturno se juntam a um espetáculo lunar em 5 de julho
Imagem: Reprodução

Na noite de 5 de julho, aqueles que tiverem a sorte de contar com um céu limpo durante a noite poderão testemunhar um espetáculo único, que ocorre apenas uma vez por ano. Trata-se da Buck Moon, a lua cheia que, em parceria com dois planetas, apresenta um visual inspirador.

A partir de hoje (3), o satélite natural da Terra começa a mostrar sua faceta mais completa, mas, a partir de sábado, passa pelo chamado eclipse lunar penumbral, apresentando variação em seu brilho e exibindo sombras de crateras, montanhas e vales. A grande cena ocorrerá no domingo, data em que Júpiter e Saturno enfeitarão o astro como chifres brilhantes de um cervo — origem do nome do fenômeno.

Representação do triângulo formado pelos astros.Representação do triângulo formado pelos astros.Fonte:  Reprodução 

"Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?"

Os três, formando um triângulo no céu, podem ser visualizados a olho nu. Porém, telescópios ou binóculos são capazes de aprimorar ainda mais a experiência, pois, com equipamentos mais potentes, pode ser que sejam exibidas Io, Ganimedes, Europa e Calisto — as quatro luas de Galileu, satélites de Júpiter descobertos pelo cientista há 410 anos.

Veja as coordenadas: Júpiter estará à direita, enquanto Saturno ficará à esquerda. Com instrumentos de médio e grande porte  ou mesmo aqueles que ampliam mais de 25 vezes a visão, será possível observar Io e Ganimedes, logo ao lado de Júpiter, bem como Europa e Calisto, do outro lado e mais afastadas dele.

Quanto mais potente o equipamento, mais impressionante será a vista.Quanto mais potente o equipamento, mais impressionante será a vista.Fonte:  Pixabay 

É importante salientar que se trata de um fenômeno relativamente comum e que, mesmo com profecias dizendo o contrário, esse não é um sinal negativo para qualquer coisa que esteja por vir. Na realidade,é um momento para contemplar a natureza e esquecer, nem que seja por alguns segundos, quaisquer problemas do dia a dia.

Portanto, lembre-se: à  direita e acompanhado, Júpiter; à esquerda, completando o cenário, Saturno; e a lua, claro, no centro de tudo isso, protagonizando o espetáculo. Com essas informações, basta esperar por uma noite sem nuvens e aproveitar.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.