Nova cepa de vírus da gripe suína pode causar outra pandemia

Imagem de: Nova cepa de vírus da gripe suína pode causar outra pandemia
Imagem: Unsplash

Uma nova cepa do vírus da gripe suína descoberta na China, intitulada G4, pode ser a causa de uma futura pandemia devido à facilidade para se espalhar entre os humanos. O alerta foi dado em um estudo publicado ontem (29) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Pesquisadores da Universidade Agrícola da China analisaram 30 mil amostras nasais de porcos de matadouros de 10 províncias do país, além de outras 1 mil existentes no hospital veterinário da instituição, coletadas entre 2011 e 2018. Eles descobriram 179 vírus da gripe suína, a maioria da cepa G4, que apresentou aumento acentuado desde 2016, tornando-se o genótipo predominante entre a população suína.

O vírus G4 contém material genético de três linhagens do influenza, sendo uma delas a cepa H1N1, responsável pela pandemia de 2009. As outras são uma encontrada em aves asiáticas e europeias e uma variante norte-americana da H1N1, com genes de influenza aviário, suíno e humano.

A variante G4 do vírus se tornou dominante entre os porcos a partir de 2016, segundo o estudo.A variante G4 do vírus se tornou dominante entre os porcos a partir de 2016, segundo o estudo.Fonte:  Unsplash

De acordo com os cientistas, a nova cepa apresenta "todas as características essenciais de ser altamente adaptada para infectar seres humanos", exigindo uma vigilância bem atenta. É importante lembrar que a China tem população de 500 milhões de porcos.

Próxima pandemia?

Para a bióloga evolucionista do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, Martha Nelson, a probabilidade de que a nova variante da gripe suína cause uma pandemia é baixa, porém ela lembra que "a gripe pode nos surpreender", citando a crise de H1N1, quando ninguém esperava que o vírus passasse dos porcos para os humanos. Ela afirma ser necessária uma maior amostragem para verificar o verdadeiro potencial do G4.

Até o momento, foram identificados cinco casos de doenças relacionadas a esse tipo específico de vírus, sendo dois em criadores de porcos.