menu
Logo TecMundo
Ciência

Nuvem de poeira gigantesca viaja 10 mil km do Saara até as Américas

Fenômeno ocorre uma vez por ano e tem tomado grandes proporções durante 2020

schedule24/06/2020, às 17:10

Nuvem de poeira gigantesca viaja 10 mil km do Saara até as AméricasFonte:

Imagem de Nuvem de poeira gigantesca viaja 10 mil km do Saara até as Américas no tecmundo

Imagens de satélite do continente africano têm mostrado uma impressionante mancha marrom cobrindo o Oceano Atlântico nos últimos dias. O fenômeno, também conhecido como "nuvem de poeira Godzilla" ocorre em decorrência do deslocamento de ar seca e empoeirada vinda do deserto do Saara, que se move em direção às Américas.

Até o momento, a tempestade já percorreu cerca de 5 mil km pelo mar e atingiu as terras do Caribe, onde tem transformado a paisagem de cidades como San Juan, em Porto Rico, que conta com um céu exuberantemente azul na maior parte do ano.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

No twitter, usuários tem compartilhado imagens das mudanças causadas pela poeira no céu de alguns municípios. Veja só:

— Mark Sudduth (@hurricanetrack) June 21, 2020

Nuvem de poeira provoca alerta

De acordo com os especialistas do Instituto De Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a locomoção da nuvem de poeira é um fenômeno que ocorre em todos os anos, mas que tem apresentado uma maior concentração de partículas em comparação com os registros dos últimos 50 anos.

A chegada ao Caribe representa apenas metade do percurso que a tempestade de poeira pode alcançar nessa temporada, segundo os pesquisadores. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) alertou que a massa de ar também deve atingir países da América do Sul e América Central nos próximos dias.

Existe uma recomendação para o uso de máscaras em países atingidos pela nuvem de poeira vinda do Saara. Autoridades também tem transmitido um alerta para os navegadores do Oceano Atlântico, visto que a espessa massa prejudica a visibilidade em alto mar.

— CIRA (@CIRA_CSU) June 24, 2020

Benefícios e riscos para o planeta

Assim como outros fenômenos naturais, a nuvem de poeira participa de uma série de efeitos sobre a saúde dos biomas e espécies do planeta Terra. 

A poeira mineral contida na nuvem absorve uma grande quantidade de luz solar, fazendo com que a massa de ar esquente e seja responsável por regular a temperatura de algumas áreas do planeta. Seus minerais também contribuem para repor nutrientes do solo e ajudar na vida de algumas espécies que vivem nas águas internacionais.

Entretanto, a nuvem de pó também pode representar alguns riscos à saúde humana. De acordo com os especialistas do NOAA, a massa de ar estaria associada ao aumento de casos de furacões e ciclones na América do Norte e seus químicos ameaçam algumas espécies de corais.

A diminuição da umidade do ar causada pelo ar seco e empoeirado também pode gerar irritações na pele e nos pulmões humanos. O alto índice de partículas nocivas aumenta a chance de problemas respiratórios, o que deve ser um risco elevado em meio a pandemia do novo coronavírus.

Nuvem de poeira gigantesca viaja 10 mil km do Saara até as Américas via Mega Curioso