Ciência

OMS suspende testes com cloroquina em tratamentos contra covid-19

A suspensão acontece após a divulgação de um estudo com milhares de pacientes, que não comprovou a eficácia do medicamento

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

25/05/2020, às 18:26

OMS suspende testes com cloroquina em tratamentos contra covid-19

Fonte:  Pexels 

Imagem de OMS suspende testes com cloroquina em tratamentos contra covid-19 no tecmundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira (25), a suspensão dos testes clínicos que usam a cloroquina e a hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. A medida foi tomada até a reavaliação da segurança da droga, depois de um estudo apontar a ineficácia da substância contra a doença, além de aumentar o risco de morte.

Esta interrupção temporária do uso do remédio contempla os testes realizados dentro do projeto “Solidariedade”, lançado em março. A iniciativa reúne hospitais de diversos países, cujos pacientes são recrutados para a realização de ensaios clínicos, utilizando a cloroquina, a hidroxicloroquina e outros tipos de medicamentos.

Segundo o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, a suspensão seguirá até que seja feita a revisão dos dados coletados até agora no Solidariedade, para uma avaliação adequada dos “possíveis benefícios e malefícios do medicamento”.

A substância estava sendo usada nos testes do projeto Solidariedade, em parceria com vários hospitais.A substância estava sendo usada nos testes do projeto Solidariedade, em parceria com vários hospitais.

Ainda de acordo com ele, apenas os remédios utilizados para tratar malária e doenças autoimunes terão o uso suspenso dentro da iniciativa. Os demais medicamentos, incluindo a combinação lopinavir e ritonavir, isolada ou em conjunto com o interferon-1A, e o Remdesivir, continuam a ser testados.

Estudo motivou a suspensão

O estudo divulgado pela revista científica The Lancet, na última sexta-feira (22), que não comprovou a eficiência da cloroquina e da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus, foi o principal motivador da decisão tomada pela OMS.

Na pesquisa, realizada com 96 mil pacientes, não foram detectados benefícios dos dois medicamentos no tratamento da covid-19. Além disso, os resultados mostraram um aumento no risco de arritmia cardíaca nos pacientes tratados.

Conforme a cientista-chefe da OMS Soumya Swaminathan, o painel de revisão da entidade incluirá, ainda, dados de outros sete estudos realizados em todo o mundo, para verificar se há problemas semelhantes descritos. A decisão sobre a retomada ou não dos testes com cloroquina sairá em até duas semanas.

Legenda Corona

Leia também:


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Fontes