Ciência

China confirma lançamento de sonda para Marte em julho de 2020

Missão levará robô para fazer pesquisas no planeta, com planos ambiciosos de ter uma estação espacial em 2022

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

25/05/2020, às 08:00

China confirma lançamento de sonda para Marte em julho de 2020

Fonte:

Imagem de China confirma lançamento de sonda para Marte em julho de 2020 no tecmundo

A China confirmou os planos de lançar uma sonda em Marte no mês de julho deste ano. A missão, segundo o site TechCrunch, envolve tanto um veículo de exploração em solo para pesquisas mais próximas quanto um satélite para coletar informações do espaço.

Essa será a primeira missão do programa espacial chinês com um veículo capaz de "pisar" em solo marciano. O objetivo é competir com a NASA, que já realizou vários lançamentos similares e talvez realize um procedimento parecido no mesmo período — trata-se de um ótimo momento para fazer isso, graças ao posicionamento orbital do planeta em relação ao Sol. A responsável pelo lançamento é a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).

Em 2019, o programa espacial do país já se destacou por uma missão histórica no lado mais distante da Lua com um veículo espacial. Naves melhoradas estão em fase de testes para a realização de lançamentos tripulados, mas não há qualquer previsão para que elas aconteçam. Entretanto, um dos projetos mais ambiciosos da China tem uma data para acontecer: a ideia é inaugurar uma estação espacial própria na órbita terrestre em 2022.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.