Pacientes usam Apple Watch para monitorar sintomas da covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Pacientes usam Apple Watch para monitorar sintomas da covid-19
Imagem: Divulgação

O Apple Watch conta com uma série de recursos, incluindo um sensor de batimentos cardíacos, o que permite ao usuário acompanhar como seu coração se comporta em diversas atividades de maneira automática. Em momentos de exercícios físicos intensos, a função vem bem a calhar, já que as informações podem servir de alerta para quando dar uma pausa.

Entretanto, o que dizer de taxas de mais de 130 BPM, comuns durante corridas, mesmo em estado de repouso? É isso o que pacientes com covid-19 estão verificando em seus dispositivos e compartilhando no Reddit – algo que pode salvar vidas.

Aumento do número de batimentos cardíacos por segundo mesmo em repouso serviu de alerta a usuário.Aumento do número de batimentos cardíacos por segundo mesmo em repouso serviu de alerta a usuário.Fonte:  Reddit 

O usuário “mattkeil” acompanhou o desenvolvimento da frequência e conta que, ao chegar aos 139 BPM, não hesitou em chamar uma ambulância – descobrindo, dessa maneira, que poderia realizar o monitoramento de sintomas e tomar uma rápida decisão quando necessário.

Diagnóstico e prevenção

Não são apenas aqueles que sabem da condição que podem se valer dos dados. O smartwatch pode ser útil, inclusive, no diagnóstico de contaminação por coronavírus, uma vez que uma outra postagem, do usuário “LambHoot”, conta que o autor, ao acordar se sentindo doente certa manhã, verificou que os batimentos cardíacos simplesmente não baixavam, independentemente da atividade executada.

“Acordei me sentindo febril, com dificuldade de respirar etc. O aviso de limites de frequência cardíaca foram a grande sacada [para descobrir a infecção], pois, verificando as informações durante o dia, notei que meus batimentos não ficavam abaixo de 100 BPM, mesmo que eu estivesse em total repouso”.

Monitoramento realizado por relógios inteligentes pode salvar vidas.Monitoramento realizado por relógios inteligentes pode salvar vidas.Fonte:  Apple 

Considerando que taxas consideradas saudáveis se mantêm muito abaixo disso, caso você note alguma diferença não apenas com o Apple Watch, mas com qualquer relógio inteligente que utilize, é bom ficar atento e procurar ajuda. A tecnologia, definitivamente, é uma aliada e tanto da saúde humana – ainda mais em época de pandemia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.