NASA anuncia seleção de projetos para o Programa Explorers

Imagem de: NASA anuncia seleção de projetos para o Programa Explorers

A NASA, agência espacial norte-americana, anunciou segunda-feira (16) que está na fase de seleção de estudos que podem levar pesquisadores às estrelas. De 4 propostas concorrentes, 2 farão parte do Programa Explorers.

Os objetivos são pesquisar explosões estelares e detritos que tais eventos deixam para trás, assim como monitorar quais são os impactos na atmosfera dos planetas em órbita desses corpos. Segundo Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da agência em Washington, os projetos apresentados trazem algumas das propostas mais inovadoras e criativas para auxiliar na resolução de mistérios do universo.

Escolhidas pelo valor potencial científico e viabilidade de execução, 2 missões Small Explorer (SMEX) e 2 Missions of Opportunity (MO) estão no páreo. Os custos máximos de cada categoria, sem contar o lançamento, são de US$ 145 milhões e de R$ 75 milhões, respectivamente.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay

Ao infinito e além

Os estudos astrofísicos “vencedores” serão contemplados até 2021 conforme as expectativas da agência, e a previsão é que ambas as missões sejam lançadas em 2025. Cada uma delas receberá o valor de US$ 2 milhões para um período de 9 meses de investigação. “Estou ansioso pela inovação científica que essas missões podem proporcionar”, declara Zurbuchen.

Uma vez que o Programa Explorers é voltado a oferecer oportunidades de investigações científicas utilizando abordagens inovadoras, simplificadas, eficientes e, claro, com relativo baixo investimento, trata-se de uma oportunidade única para a comunidade científica.

“Cada uma dessas missões definirá os próximos passos nas áreas mais promissoras da astrofísica hoje”, afirma Paul Herz, diretor da Divisão de Astrofísica na sede da NASA. “Com altas recompensas científicas originadas de orçamentos modestos, tais iniciativas preenchem com sucesso as lacunas deixadas pelos nossos observatórios espaciais”, finaliza.

Para conhecer detalhes dos estudos selecionados, basta clicar aqui (em inglês).