NASA revela o nome do rover que vai buscar vida no solo de Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA revela o nome do rover que vai buscar vida no solo de Marte

NASA anunciou, nessa quinta-feira (5), o nome escolhido para o seu novo rover, que embarcará numa viagem rumo a Marte no próximo mês de julho, com o objetivo de procurar vida por lá. Ele vai se chamar “Perseverance”, ou “Perseverança”, em tradução livre.

O nome foi escolhido por meio de um grande concurso realizado entre estudantes de ensino fundamental e médio de todo o território dos Estados Unidos. Foram mais de 28 mil inscrições recebidas pela agência espacial americana, das quais nove chegaram à final, após passarem por análise de juízes voluntários.

Além do nome que ganhou o concurso, a lista de finalistas tinha as seguintes sugestões: Courage, Clarity, Endurance, Fortitude, Ingenuity, Promise, Tenacity e Vision. Os participantes deviam explicar o significado da palavra escolhida, para convencer os jurados.

O rover já recebeu a placa com o seu novo nome. (Fonte: NASA JPL-Caltech/Divulgação)

Na fase final, que também contou com voto do público via internet, o nome Perseverance acabou escolhido. A sugestão foi enviada pelo estudante da sétima série Alexander Mather, aluno de uma escola de Springfield, no estado da Virgínia. O garoto, de 13 anos, foi convidado pela NASA para participar do lançamento do rover Mars 2020, programado para julho, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A missão do rover Perseverance

A viagem do rover Perseverance rumo ao Planeta Vermelho deve terminar em fevereiro de 2021, quando ele pousará na cratera Jezero, local que abrigou um lago há 3,5 bilhões de anos. Ele levará diversos instrumentos científicos, como radares de penetração no solo e espectômetros, além de um pequeno helicóptero e de câmeras para registrar a paisagem marciana.

Sua missão é buscar sinais de vida antiga no solo de Marte, incluindo depósitos minerais e talvez até fósseis microscópicos, colhendo amostras que poderão vir à Terra por meio de uma missão futura, com lançamento previsto para 2026.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.