NASA revela impressionante foto panorâmica da superfície de Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA revela impressionante foto panorâmica da superfície de Marte

NASA divulgou, na última quarta-feira (4), uma impressionante imagem panorâmica da superfície de Marte, registrada com a mais alta resolução até o momento. Ela foi feita pelo rover Curiosity em novembro do ano passado, mostrando Glenn Torridon, uma região ao lado do Monte Sharp, explorada pela missão.

Segundo a agência espacial americana, a imagem tem 1,8 bilhão de pixels de resolução e 2,25 GB de tamanho, sendo composta por mais de 1 mil fotos tiradas durante o feriado de Ação de Graças de 2019, que foram cuidadosamente reunidas nos meses seguintes, para a criação da super panorâmica marciana.

A sonda usou a câmera do seu braço mecânico para registrar imagens do local em que está, do mesmo ponto de vista, por vários dias seguidos. Foram necessárias mais de 6,5 horas ao longo de quatro dias para que o Curiosity capturasse as fotos individualmente, que eram tiradas sempre entre as 12h e as 14h de Marte, com o objetivo de garantir a melhor iluminação.

Ao dar zoom na foto é possível ver melhor a região explorada pelo rover. (Fonte: NASA/Reprodução)

O cientista de projetos do Curiosity Ashwin Vasavada falou sobre o trabalho realizado durante o tradicional feriado norte-americano: “Enquanto muitos em nossa equipe estavam em casa saboreando peru, o Curiosity produziu este banquete para os olhos”, disse ele ao site da NASA.

Veja a panorâmica

Esta nova imagem panorâmica da superfície marciana pode ser visualizada no site da NASA, em sua versão original, que inclusive está disponível para download.

A agência espacial americana também produziu um vídeo que mostra maiores detalhes da região fotografada pelo veículo espacial e traz algumas explicações do responsável pelo projeto. Veja abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.