Polo magnético da Terra está se movendo em direção à Rússia

Imagem de: Polo magnético da Terra está se movendo em direção à Rússia

O novo Modelo Magnético Mundial (WMM) ganhou atualização para 2020 da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) — organização dos EUA especializada em meteorologia e oceanografia. O relatório sobre a localização do polo norte magnético da Terra voltou a ressaltar que seus movimentos rumo à Sibéria, na Rússia, continuam mudando rapidamente. Segundo o documento, nos últimos 20 anos a média da velocidade dessa atividade era de 55 km por ano; agora os pesquisadores do instituto constaram que ela passou para 40 km.

“Desde sua primeira descoberta formal em 1831, o polo norte magnético percorreu cerca de 2.250 km. Essa perambulação geralmente tem sido bastante lenta, permitindo que os cientistas controlem sua posição com bastante facilidade. Na virada do século, essa velocidade aumentou”, disse o estudo.

Assim, o documento indica que, embora esse fenômeno tenha se elevado por um tempo, deve seguir uma escala decrescente daqui para frente. Também revela que a declinação nesse sentido teve deslocamento de um pouco mais de 2,5° nos últimos 22 anos.

WMM 2020 aponta nova mudança no movimento do polo magnético da Terra. (Fonte: NOAA/Divulgação)

O que isso significa?

Devido ao movimento do ferro liquefeito presente no núcleo da Terra, o polo magnético se locomove com frequência, partindo nos últimos anos do Canadá, onde se enfraqueceu, em direção à Sibéria. Logo, não deve ser confundido com o ponto geográfico extremo do planeta, ao ter relação, portanto, com o campo magnético.

Dessa forma, o WMM é atualizado a cada cinco anos para fornecer dados recentes e confiáveis para mapas, bússolas e ferramentas de GPS. Logo, é usado para rastreamento de satélite, orientação do tráfego aéreo e urbano, além de serviços de comunicação em todo mundo.

Polo magnético da Terra está se movendo em direção à Rússia via TecMundo