Inteligência artificial ajuda a descobrir novo geoglifo no Peru

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial ajuda a descobrir novo geoglifo no Peru

Uma inteligência artificial está ajudando cientistas do Japão na identificação de novos geoglifos nos Pampas de Nasca, localizados no Peru. A informação foi divulgada pelo The Verge e pela IBM nos últimos dias, revelando a descoberta de novas formas no relevo do local, datando entre 500 a.C. e 100 d.C.

Geoglifos são grandes figuras no chão, em morros ou regiões planas feitas por sedimentos como pedras, cascalhos ou terra. São mais bem observados de cima, criando imagens que são estudadas pela arqueologia. No caso mais recente, os cientistas da Universidade de Yamagata, no Japão, publicaram um artigo na última sexta-feira (15) citando a descoberta de um novo geoglifo através de algoritmos e inteligência artificial. Ele é o 143º já revelado na região, e você pode conferir um pouco mais sobre ele no vídeo abaixo, publicado no canal da IBM Research no YouTube.

Por meio de vastos bancos de dados, a inteligência artificial foi treinada para identificar as figuras disponíveis. Em conversa com o The Verge, a equipe citou que, no início, menos de 100 imagens foram identificadas, o que precisou ser melhorado com o tempo dentro dos algoritmos. Depois dos devidos ajustes, a máquina começou a encontrar "centenas" de candidatos, cada um sendo analisado cuidadosamente pelo time.

O novo geoglifo, que parece um coelho segurando um taco, apareceu onde os pesquisadores menos esperavam. "É uma área que nós investigávamos com frequência, mas não sabíamos que ele existia", comentou o professor Makato Sakai. "É uma grande conquista", completou.

Mais uma vez, a tecnologia está ajudando muito as descobertas da ciência. Em outubro, cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram um sistema de inteligência artificial que permite identificar uma hemorragia cerebral — confira mais sobre essa descoberta aqui no TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.