Nobel de Física não acredita que humanos colonizarão exoplanetas

1 min de leitura
Imagem de: Nobel de Física não acredita que humanos colonizarão exoplanetas

Conforme noticiamos na semana passada, os comitês da Real Academia Sueca de Ciências anunciaram os vencedores de alguns dos prêmios Nobel deste ano. Entre os laureados em Física, está Michel Mayor, cientista que, em 1995 e em parceria com Didier Queloz, descobriu o 1º exoplaneta da História – o chamado 51 Pegasi b. Este se trata de um planeta gasoso que se encontra a 50 anos-luz de distância de nós, na Constelação de Pégaso.

Pois Mayor comentou nesta semana que não acredita que a humanidade algum dia venha a colonizar um planeta de outro sistema planetário. Aliás, o astrofísico tachou a ideia de maluca!

Não vai rolar

De acordo com Mayor, o problema de emigrar para um exoplaneta é que levaríamos muito tempo para chegar até um deles, uma vez que esses mundos se encontram distantes demais para que os humanos pudessem realizar a viagem. E, mesmo que um exoplaneta habitável e que oferecesse as condições necessárias para o estabelecimento de colonizadores fosse descoberto na vizinhança do Sistema Solar – digamos, a poucas dezenas de anos-luz da Terra – ele ainda estaria muito longe.

(Fonte: Phys Org / Reprodução)

Segundo explicou Mayor, com a tecnologia que temos disponível atualmente, uma viagem dessas levaria centenas de milhões de dias. Portanto, em vez de ficarmos considerando a alternativa de colonizar outro planeta quando o nosso não puder mais suportar a nossa presença por aqui, o melhor mesmo é cuidar da Terra – que oferece as condições ideais para a nossa sobrevivência. Conforme disse Mayor, é completamente louco pensar emigrar para um mundo extrassolar.

Já com relação à existência de formas de vida em outros planetas, Mayor disse que são as próximas gerações que terão que responder a essa questão. E, para isso, será necessário desenvolver novas técnicas que permitam detectar organismos vivos à grandes distâncias. E você, caro leitor, concorda com o laureado?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.