Índia localiza módulo enviado à Lua, mas contato é nulo

1 min de leitura
Imagem de: Índia localiza módulo enviado à Lua, mas contato é nulo

A estação espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês) localizou o módulo Vikram, que foi enviado à superfície da Lua na sexta-feira (06), e cuja tentativa de pouso foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Na ocasião, o contato entre a ISRO e o módulo foi perdido faltando apenas 2,1 quilômetros para que ele chegasse ao solo lunar, o que, em termos espaciais, podemos dizer que ele chegou extremamente perto.

No sábado (07), a agência informou à mídia local que conseguiu localizar o módulo na superfície da Lua, porém, o contato ainda não foi restabelecido. Como o Vikram possui um sistema de pouso autônomo que é acionado em caso de falha de comunicação entre ele e a estação terrestre, é possível que ele tenha conseguido pousar e esteja intacto.

Fonte: YouTube/PIB India/Reprodução

No entanto, a sonda Chandrayaan-2 só conseguiu captar imagens térmicas do módulo. Não há indícios de que ele esteja operacional, pois caso ele tenha se chocado daquela distância contra o solo lunar, provavelmente sofreria avarias graves.

É cedo para afirmarmos o que aconteceu ao Vikram, mas a ISRO, o povo indiano e todos os fãs de astronomia torcem para que tenha dado tudo certo e que o contato seja restabelecido em breve. Parte da missão envolve coletar amostras do solo da Lua e procurar por água em estado sólido, para pesquisas.

A NASA, por sua vez, publicou uma mensagem de solidariedade à ISRO e disse que a missão indiana inspirou os americanos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.