Sonda indiana deve pousar na lua hoje; acompanhe ao vivo!

1 min de leitura
Imagem de: Sonda indiana deve pousar na lua hoje; acompanhe ao vivo!

No dia 22 de julho, a Índia deu início à missão Chandrayaan-2, que tem como objetivo explorar o solo lunar. Os planos da agência espacial indiana preveem que a sonda Vikram aterrisse na lua logo mais, o que será transmitido ao vivo, pelo YouTube.

Desde seu lançamento, a espaçonave Chandrayaan-2 ficou orbitando em volta do nosso satélite natural. Hoje, depois de se aproximar o bastante da superfície lunar, ela vai enviar a sonda que, por sua vez, vai liberar o robô Pragyan.

A agência espacial da Índia vai transmitir o pouso, ao vivo, através do YouTube. A transmissão começa por volta das 16:30 horas (horário de Brasília), e pode ser acompanhada pelo link abaixo:

Pragyan será o responsável por coletar amostras do solo e procurar pela existência de água em estado sólido pelo período de duas semanas.

A tarefa não é muito simples, no entanto. Em abril passado, uma sonda israelense tentou aterrissar na lua, mas não obteve sucesso, se chocando ao solo a uma velocidade de 130 metros por segundo.

Se a missão for bem-sucedida, o dia de hoje entrará para a história como um dos mais importantes para a Índia, pois ela se tornará a quarta nação a conseguir pousar com sucesso no solo da lua. Até hoje, apenas EUA, Rússia (antiga União Soviética) e China conseguiram tal feito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.