Robô humanoide russo já está à bordo da Estação Espacial Internacional

1 min de leitura
Imagem de: Robô humanoide russo já está à bordo da Estação Espacial Internacional
Avatar do autor

“Desculpe pelo atraso. Preso no trânsito. Pronto para continuar.” Com esse tweet, FEDOR comunicou ao mundo que, depois de não conseguir atracar na Estação Espacial Internacional (ISS) quando chegou, já está a bordo.

Sim, FEDOR é um robô humanoide, série Skybot F850. Ele tem as habilidades de um humano, sendo capaz de executar tarefas complexas como dirigir carros e disparar armas (espera-se que não faça nada disso dentro da ISS). Por duas semanas e guiado pelos cosmonautas Alexander Skvortsov e Alexey Ovchinin, ele será testado e avaliado quanto à sua capacidade de trabalhar no espaço (no futuro, espera-se que ele realize tarefas perigosas, como reparos em ambientes com altos níveis de radiação). Ao fim desse prazo, uma cápsula da Soyuz o trará de volta à Terra, no início de setembro.

Feito não é inédito

O Skybot F850 não é o primeiro robô humanoide na ISS: a NASA enviou em 2011 o Robonaut 2 para fazer as tarefas administrativas da estação (ao contrário do Fedor, que é controlado remotamente, os robôs da NASA são autônomos). Depois de sete anos, ele parou de funcionar e foi enviado à Terra para reparos em maio de 2018. Seu retorno à ISS deve acontecer um pouco depois de Fedor voltar do espaço.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Robô humanoide russo já está à bordo da Estação Espacial Internacional