Chandrayaan-2: missão indiana chega à Lua e completa manobras em órbita

1 min de leitura
Imagem de: Chandrayaan-2: missão indiana chega à Lua e completa manobras em órbita

Cerca de 1 mês após o lançamento, a missão indiana Chandrayaan-2 finalmente chegou à Lua e entrou em órbita ao redor do satélite nesta terça-feira, 20 de agosto. O explorador ainda deverá realizar uma série de manobras para ajustes de trajetória ao longo das próximas semanas e, se tudo correr como planejado, a tentativa de pouso no Polo Sul do satélite ocorrerá no início de setembro.

Exploração lunar

Esta é a 2ª vez que a Índia tenta colocar um explorador em solo lunar, seguindo a 1ª missão – a Chandrayaan-1 –, cujo lançamento aconteceu em 2008. Embora a nave não tenha obtido sucesso durante a complicada manobra de aterrisagem na época, o dispositivo conseguiu a importante façanha de conduzir a mais detalhada busca por água na superfície da Lua até então, confirmando a presença de gelo na base de crateras profundas situadas nas imediações do Polo Sul do satélite.

(Fonte: The Planetary Society / ISRO / Reprodução)

Composta por um orbitador, um aterrisador e um rover carregado de equipamentos, a Chandrayaan-2 realizará manobras com o objetivo de ajustar sua rota e aproximar a nave gradualmente da superfície da Lua e, quando o dispositivo estiver perto o suficiente do local escolhido para o pouso, o orbitador se separará do aterrissador e, então, a manobra de aterrissagem era início.

Caso tudo dê certo e a nave pouse com sucesso, a Chandrayaan-2 passará por volta de 2 semanas (terrestres) explorando o Polo Sul da Lua com a missão buscar por minerais e água, assim como medir sismos e realizar outros levantamentos científicos no satélite. Tomara que tudo saia bem mesmo, já que a agência espacial indiana investiu US$ 145 milhões – perto de R$ 590 milhões – para enviar o veículo na viagem através dos 384 mil quilômetros que separam a Terra de sua fiel companheira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.