Curiosity: sonda da NASA completa 7 anos no solo de Marte

Imagem de: Curiosity: sonda da NASA completa 7 anos no solo de Marte

O dia 6 de agosto foi marcado pelas celebrações do sétimo aniversário do rover Curiosity em solo marciano. A sonda, enviada pela NASA ainda em 2012, chegou em Marte há sete anos e, desde então, tem ajudado a humanidade a desvendar os mistérios do Planeta Vermelho.

As comemorações são reforçadas após a perda da comunicação com outro rover, a Opportunity, que “desapareceu” após uma fortíssima tempestade de areia em Marte. A Curiosity, por sua vez, continua firme e forte em seu sétimo ano de missão enviando dados para cientistas aqui na Terra.

O rover já percorreu um total de 21 quilômetros em solo marciano e descobriu que o planeta já possuiu condições para ter vida microscópica em um passado remoto. Para comemorar seu aniversário, a Curiosity cavou uma nova amostra da superfície de Marte — sua 22ª — para realizar análises importantes para compreendermos as condições do Planeta Vermelho e, quem sabe, chegar lá pessoalmente em alguns anos.

A Curiosity ainda tem bons anos de funcionamento pela frente caso nada de errado aconteça — seu sistema de energia nuclear ainda deve demorar para ser gasto e, apenas então, limitar as operações da sonda. Até lá, ainda vai dar para descobrir muito sobre nosso planeta-irmão que vive aqui do lado.

Curiosity: sonda da NASA completa 7 anos no solo de Marte via Mega Curioso