Descobriram um curioso exoplaneta com 3 sóis a 23 anos-luz da Terra

Imagem de: Descobriram um curioso exoplaneta com 3 sóis a 23 anos-luz da Terra

Imagine um planeta que, além de orbitar ao redor de seu sol, conta com outros dois de lambuja, que mais parecem um par de enormes luas vermelhas no céu. Esse curioso mundo existe e se encontra não muito distante da Terra — em termos astronômicos, evidentemente —, a apenas 23 anos-luz de nós, conforme descobriu uma equipe de cientistas em observações realizadas pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA.

Planeta peculiar

De acordo com Eric Mack, do site C|Net, o exoplaneta consiste em um ambiente rochoso com dimensões um pouco maiores que as da Terra e conta com a companhia de três estrelas anãs vermelhas como sóis. O astro foi batizado com a sigla LTT 1445Ab e orbita apenas uma das estrelas, embora as outras duas sejam plenamente visíveis desde a sua superfície. Pena que provavelmente não exista ninguém por lá para apreciar esse espetáculo celeste…

(Fonte: Sci-News.com/Reprodução)

Segundo Mack, infelizmente, o LTT 1445Ab não orbita a zona habitável de sua estrela, região onde é possível que exista água em sua forma líquida na superfície de um planeta, e, conforme acreditam os cientistas, ele é quente demais para que formas de vida (como conhecemos) possam fixar residência. No entanto, isso não significa que o mundo não ofereça muitas possibilidades de estudo e descobertas.

(Fonte: Sci-News.com/NASA/ESA/Hubble/Winters et al./Reprodução)

O LTT 1445Ab é o exoplaneta mais próximo de nós que orbita ao redor de uma estrela anã vermelha, o tipo mais comum no Universo, além de ser o segundo que pode ser observado da Terra transitando diante de seu sol. Essa questão do trânsito é interessante, já que permite que os cientistas estudem atmosferas de mundos distantes, o que pode aumentar as chances de identificar e — quem sabe — encontrar organismos vivos pelo cosmos.

Assim, aguardaremos para saber o que mais os astrônomos descobrirão sobre esse fascinante planeta.