Brasileiros vão poder ver chuva de meteoros neste final de semana

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiros vão poder ver chuva de meteoros neste final de semana

Na próxima madrugada de domingo, dia 5 de maio, uma chuva de meteoros vai ser visível nos céus brasileiros e de várias partes do Hemisfério Sul. Trata-se de uma parte do rastro de nada menos que o cometa Halley, que só é visível na Terra a cada 75 ou 76 anos, passou aqui perto pela última vez em 1986 e só vai retornar em 28 de julho 2061.

O fenômeno — que tem o nome de Eta Aquáridas, pois seu ponto de origem fica na constelação de Aquário — vai proporcionar a visualização do que é popularmente chamado de estrelas cadentes, com a possibilidade da aparição de algo entre 30 a 40 delas por hora durante o momento do espetáculo natural.

Como estaremos em fase de Lua Nova, as condições para a visualização são ainda melhores

As Eta Aquáridas, na realidade, já estão ocorrendo desde o dia 19 de abril e vão até 20 de maio, mas seu auge vai acontecer na madrugada de 4 para 5 de maio, ou seja, na noite entre os próximos sábado e domingo.

E como eu faço para ver isso?

Se você tem interesse em acompanhar a bela chuva de meteoros, posicione-se em algum lugar com pouca luz, de preferência em alguma localidade longe de grandes centros urbanos e olhe para a direção Leste entre 2h e 2h30 da manhã. Como estaremos em fase de Lua Nova, as condições para a visualização são ainda melhores. Agora é torcer para que o tempo colabore e as nuvens não bloqueiem nossa visão.

Para visualizar a chuva de meteoros, o mais recomendado mesmo é usar os próprios olhos se a ajuda de nenhum equipamento, pois eles podem limitar nosso campo de visão e a gente acaba não vendo nada. Ainda assim, você pode encontrar aqui alguns dispositivos por um preço camarada para observar os astros no espaço:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.