Ratos se tornam “atletas” no espaço em experimento da NASA

1 min de leitura
Imagem de: Ratos se tornam “atletas” no espaço em experimento da NASA

O Instituto Novartis para Pesquisa Biomédica e o Centro para o Avanço da Ciência no Espaço, organização sem fins lucrativos, se juntaram à NASA num experimento que levou alguns camundongos ao espaço para pesquisar seu comportamento quando expostos à microgravidade.

Na Estação Espacial Internacional, os ratinhos foram submetidos à microgravidade por 37 dias. A partir do sétimo dia, os animais mais jovens começaram a apresentar um comportamento mais agitado. Em pouco tempo, eles estavam dando voltas pelas laterais da gaiola, como se fossem motociclistas dentro de um globo da morte. O vídeo abaixo mostra a mudança de comportamento com mais detalhes.

Os cientistas disseram que mais pesquisas são necessárias para que eles tenham uma resposta mais sólida, que explique o comportamento dos ratos. A princípio, os animais estavam saudáveis e fazendo tudo o que um rato normal faz, com exceção do “momento da malhação”. O estresse também foi descartado como possível causa da agitação. Para os pesquisadores, o mais provável é que os ratos estivessem buscando estimular o sistema de equilíbrio do corpo, que é praticamente nulo na microgravidade.

E, apesar de 37 dias parecer pouco tempo para nós, se formos comparar a expectativa de vida geral dos camundongos com o nosso, dois anos para estes animais são o equivalente a 70 anos para nossa espécie. Isso significa que os 37 dias representam, para eles, 14 anos, para nós. Talvez, por este motivo, a microgravidade tivesse começado a “incomodá-los”.

A pesquisa com os ratos também visa gerar mais explicações sobre a nossa exposição à microgravidade em missões mais longas, como as que são realizadas para a Lua e Marte, já que humanos e camundongos compartilham algumas semelhanças biológicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.