Sonda japonesa detona bomba em asteroide para colher mais amostras

1 min de leitura
Imagem de: Sonda japonesa detona bomba em asteroide para colher mais amostras

A espaçonave japonesa Hayabusa2 detonou uma bomba no asteroide Ryugu, com o objetivo de trazer à superfície destroços de pedaços de seu interior. A manobra foi realizada com sucesso nesta sexta-feira (5).

Um pequeno contêiner de cobre, batizado de Small Carry-on Impactor (SCI), foi anexado à Hayabusa2 com 14 quilos de explosivos plásticos. Ele se separou do veículo a 500 metros acima do Ryugu e lançado à superfície a uma velocidade de 2 km/s. A expectativa era de que o impacto fosse capaz de criar uma cratera de 10 metros de profundidade.

Para evitar os detritos, a Hayabusa2 deixou a zona de impacto e a Agência Japonesa de Exploração Espacial (ou JAXA, em inglês) agora realiza uma análise na sonda posicionada para monitorar a explosão a uma distância de cerca de 1 quilômetro, para ver se tudo ocorreu como planejado.

Posteriormente, a nave voltará a pousar na pedra espacial para coletar mais amostras de rocha e solo. Vindas do subsolo, essas últimas amostras devem ser mais “puras”, intocadas pelo ambiente hostil do espaço. Elas poderiam, portanto, oferecer mais pistas sobre o período inicial do sistema solar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.