Missão InSight pousa com sucesso em Marte e já envia foto para a Terra

1 min de leitura
Imagem de: Missão InSight pousa com sucesso em Marte e já envia foto para a Terra

A espaçonave InSight da NASA teve total sucesso ao pousar na superfície do planeta Marte pouco antes das 18h no horário de Brasília hoje (26). A missão está sendo desenvolvida há cerca de 10 anos e custou à agência espacial norte-americana aproximadamente US$ 1 bilhão, ou R$ 3,9 bilhões. A viagem durou seis meses e cruzou centenas de milhões de quilômetros de espaço entre a Terra e o Planeta Vermelho.

Isso é o que realmente esperávamos e imaginávamos em nossas mentes. Às vezes as coisas funcionam a seu favor

Os momentos finais do pouso foram tensos e calaram a sala de controle no Laboratório de Propulsão a Jato, que explodiu em aplausos assim que o sucesso da missão foi confirmado. A notícia do resultado do pouso foi levada até a Terra por meio de dois satélites de comunicação do tamanho de maletas chamados Mars Cube One-A e Mars Cube One-B, que acompanharam o InSight em sua jornada a Marte e monitoraram a nave espacial olhando-a de cima.

Esse sistema de comunicação é novo e substitui a maneira com a qual os cientistas se comunicavam com dispositivos em Marte. É por meio de satélites como esses que vai ser possível fazer chamadas de voz praticamente em tempo real quando finalmente um ser humano pisar no Planeta Vermelho em um futuro não muito distante.

Pouso perfeito

“Impecável... Impecável”, disse Rob Manning, engenheiro-chefe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA sobre os aplausos de seus colegas. “Isso é o que realmente esperávamos e imaginávamos em nossas mentes. Às vezes as coisas funcionam a seu favor”, ele concluiu. Após a InSight ter pousado de paraquedas no solo marciano, os engenheiros responsáveis pela missão vão revisar os dados fornecidos pela espaçonave para determinar os próximos passos.

Ah, a InSight só acabou de pousar, mas já mandou para a Terra a primeira foto que tirou, um panorama no horizonte marciano com sua lente ainda suja pela poeira levantada durante o pouso:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.