Robôs japoneses pousam com sucesso em asteroide e tiram fotos da superfície

1 min de leitura
Imagem de: Robôs japoneses pousam com sucesso em asteroide e tiram fotos da superfície

Enviados pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), os rovers 1A e 1B pousaram com sucesso no asteroide Ryugo após serem lançados pela nave Hayabusa-2, como noticiado em agosto.

Além de começar a coletar dados sobre a composição do asteroide, os robôs tiraram algumas fotografias da região, que foram enviadas para a Terra no último sábado (22). Além disso, a agência confirmou que ambos estão em boas condições e começaram a se mover pela superfície do Ryugo. Veja as imagens na galeria abaixo.

Embora a primeira foto esteja borrada (o rover estava girando no momento em que ela foi tirada), as outras duas mostram o asteroide com mais clareza. A previsão é de que 1A e 1B sejam acompanhados pelo módulo Mascot, que deve ser lançado pela Hayabusa-2 no dia 3 de outubro.

Como o asteroide Ryugu é um corpo rochoso primitivo, os pesquisadores da JAXA acreditam que o estudo da sua composição pode trazer novas informações sobre a formação da Terra e do Sistema Solar. Caso o material seja coletado com sucesso, a nave deve retornar ao nosso planeta em 2020 trazendo essas informações.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.