A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, divulgou nesta semana milhares de horas de conversas da Apollo 11, a missão que levou a humanidade até a Lua pela primeira e única vez até o momento. O conjunto de arquivos se tornou público de forma inédita e está disponível gratuitamente na web.

Ao todo, são 19 mil horas de áudio, o equivalente a 791 dias ou 2,1 anos inteiros com diálogos entre engenheiros e especialistas em solo ao longo da fase da preparação da missão, bem como falas dos próprios astronautas durante a viagem rumo ao único satélite natural da Terra, feito alcançado em 20 de julho de 1969.

Apollo 11Áudios da viagem à Lua estão disponíveis na web.

Está entre os registros até mesmo a célebre frase “um pequeno passo para o homem, um gigante passo para a humanidade”, dita pelo astronauta Neil Armstrong, comandante da Apollo 11 e primeiro ser humano a colocar os pés na Lua — por mais que haja certa controvérsia em relação ao que ele falou exatamente.

Enfim, se você tem aí 19 mil horas sobrando e quer acompanhar os diálogos de uma das missões espaciais mais famosas de todos os tempos, é só conferir tudo gratuitamente neste link.