Blue Origin planeja enviar nave tripulada para a Lua até 2023, afirma site

1 min de leitura
Imagem de: Blue Origin planeja enviar nave tripulada para a Lua até 2023, afirma site

Uma das empresas fundadas pelo criador da Amazon Jeff Bezos, a companhia aeroespacial Blue Origin vem ganhando destaque como uma grande entusiasta do retorno da humanidade à Lua. A diferença é que, desta vez a ideia é ir até lá como colonizadores, não apenas como meros visitantes — e o primeiro passo dessa empreitada deve acontecer nos próximos cinco anos.

Durante uma conferência sobre exploração espacial, o diretor de desenvolvimento de negócios da Blue Origin, A.C. Charania, falou um pouco sobre os planos da companhia. Segundo ele, o programa intitulado Blue Moon (“Lua Azul”, em tradução livre) “é o primeiro passo para desenvolver, a capacidade de pousar na Lua para o país e, para os nosso consumidores internacionais, de pousar toneladas métricas sobre a superfície lunar.”

E o plano é ousado: Charania afirma que a intenção é que o Blue Moon realize o seu primeiro voo tripulado até à Lua até 2023, ou seja, nos próximos cinco anos. Para isso, a companhia já costura algumas parcerias internacionais e também busca o apoio da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

O site GeekWire lembra que, em maio, uma fala de outro executivo da Blue Origin, Ted McFarland, sugeriu que um grupo internacional formado por Bezos e outros figurões da indústria aeroespacial deve anunciar em setembro uma nova iniciativa para voltar à Lua. O anúncio aconteceria durante a edição deste ano do Congresso Internacional de Astronáutica que acontece em setembro, na Alemanha.

A colonização da Lua e o salto para o espaço

Também em maio deste ano, Bezos já havia concedido uma entrevista na qual falava sobre a humanidade deixando a Terra. “Teremos que sair deste planeta. Vamos deixá-lo e isso vai torná-lo melhor. Nós vamos e quem quiser pode ficar”, afirmou o executivo. Na sua visão, a Lua poderia se tornar uma base espacial a partir da qual os seres humanos poderiam ganhar o espaço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.