A estudante de ensino médio, Amanda Silva, recebeu no fim do ano passado o prêmio “Cassini – Cientista por um dia” por um artigo científico enviado para a NASA. Agora, ela foi selecionada para participar de um curso em Huston, nos EUA, que vai essencialmente colocá-la na rotina de um astronauta da agência espacial norte-americana. Só que a família de Amanda não tem o dinheiro necessário para mandar a garota para lá. Dessa forma, ela resolveu começar uma campanha de financiamento coletinho no Vakinha.

Essa plataforma é uma espécie de Kickstarter brasileiro e aceita projetos com os mais diversos objetivos, como o da Amanda, que pretende comprar passagens e pagar por estadia em Houston durante o curso que começa em julho deste ano.

Sou apaixonada pela astronomia desde os nove anos de idade

“Sou apaixonada pela astronomia desde os nove anos de idade. Tive toda uma trajetória no meio da astronomia, fazendo palestras, participando de concursos, e, no ano passado, fui uma das vencedoras de um prêmio da NASA na categoria de ensino médio. Isso me proporcionou muitas outras oportunidades”, contou Amanda ao TecMundo.

A estudante tem até o dia 15/07 para conseguir os R$ 12 mil no Vakinha. Até o momento, ela arrecadou 15% desse valor, mas também está tentando juntar o dinheiro por outras fontes. Na sua escola estadual no interior de São Paulo, por exemplo, está sendo realizado um esforço com um bazar para arrecadar parte do valor que ela precisa.

Nas redes sociais

Amanda tomou conhecimento dessa oportunidade nos EUA através de um grupo que ela gere no Facebook, o qual tem como objetivo incentivar na web discussões sobre astronomia. Um astrônomo que vinha acompanhando a estudante à distância publicou sobre a oportunidade nesse grupo e, depois, acabou indicando a garota para concorrer a uma vaga. Ela foi selecionada e, agora, precisa encontrar uma forma de pagar por sua viagem até os EUA.

Teremos uma experiência de vida de um cientista da NASA

“Nesse curso, teremos aulas práticas e teóricas, treinamentos com os astronautas, simulações de como é estar no espaço e principalmente teremos uma experiência de vida de um cientista da NASA”, explicou Amanda.

Se você quiser contribuir com a campanha da estudante, é possível doar qualquer valor através do Vakinha. É possível fazer pagamentos com boleto bancário, cartão de crédito ou mesmo Bitcoin. Você pode colaborar e conferir mais detalhes sobre as possibilidades de doação aqui.