Voo final da sonda Cassini revela imagens estonteantes dos anéis de Saturno

1 min de leitura
Imagem de: Voo final da sonda Cassini revela imagens estonteantes dos anéis de Saturno

A sonda Cassini, que desde 2004 tem fornecido dados importantes sobre Saturno e seus diversos satélites naturais, está fazendo seu último voo antes de ser desativada e cair na superfície do astro. No último dia 20 de agosto, a espaçonave passou entre o planeta e seus famosos anéis e registrou 21 fotos no período de quatro minutos.

As imagens produzidas pela sonda apresentam um ponto de vista bastante peculiar dos anéis, sendo vistos de sua parte interna, pelo lado do planeta. Nelas, é possível visualizar os diferentes anéis de Saturno: em primeiro plano e acinzentado, o anel C; mais brilhante, o anel B, além do espaço vazio entre os anéis A e B, com aproximadamente 4,8 mil quilômetros, chamado “Divisão Cassini”; e, mais distante e um pouco apagado, o anel A.

As fotos foram transformadas em um curto filme que mostra o movimento da sonda Cassini entre os anéis e Saturno. As imagens foram tiradas em resolução de 512 x 512 para permitir que mais delas fossem registradas nesse curto período de tempo da passagem da espaçonave. Veja na galeria abaixo algumas das últimas fotos feitas pela sonda em seu último voo, que deve ser encerrado no próximo dia 15 de setembro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.